quinta-feira, junho 09, 2011

Somos todos especiais...

  



                                                                                                                 Por Daniela Venas 
Fala-se muito hoje sobre a inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais, mas quem são eles?
Quem somos todos nós, senão portadores de necessidades especiais? Muitos se acham superiores e excluem pessoas com limitações físicas e mentais, são “os diferentes”, mas quem de nós é igual ao outro?
Pegamos-nos volta e meia sem saber lidar com essas questões, fazemos vista grossa por medo de encarar a realidade, de sinceramente não saber lidar com os próprios preconceitos, que no fundo estão ali mascarados, mas, presentes.
Como educadora me ponho a refletir sobre tais questões, apenas somos obrigados a incluir, socializar os alunos, sem suporte e sem preparação, onde está mesmo a inclusão? Boa pergunta.
Na verdade a inclusão está também na conscientização de estar no lugar do outro, do pensar na coletividade, de desmascarar o egoísmo, a individualidade…
Somos todos limitados, precisamos sempre do outro e isso é fato, não podemos fugir das nossas necessidades individuais e especiais, todos, sem distinção de cor, idade  ou formação acadêmica.
Todos lidam sozinhos ou precisando do auxilio do outro com suas fraquezas, essa certeza é que não existe nas pessoas que se direcionam com um olhar de pena e desprezo para outras que são pormenorizadas quando demonstram suas fraquezas, pessoas que são humanas, apenas humanas, como todas as outras, frágeis, inseguras. Elas precisam de respeito isso sim, serem olhados como seres normais independentes de suas limitações, o mundo precisa se adequar a tantas coisas, nós, precisamos nos moldar a tantas coisas, porque não se adequar de forma natural a isso?
Quando percebermos que somos iguais em nossas limitações, quebraremos a corrente do preconceito e nos tornaremos melhores em nossa essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário